Situado no município de Ilha das Flores, remanescente da comunidade quilombola, fica às margens do rio São Francisco, a 135 km de Aracaju e a 15 km de Neópolis. Sua população vive da pesca, agricultura, avicultura e pecuária. Possui uma igreja católica, batizada com o nome de sua padroeira, SANTA LUZIA. A população conta também com uma escola municipal, um Centro de Convivência- PETI, e pequeno comércio local. O acesso ao povoado pode ser feito via Neópolis ou por Pacatuba.
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
ESCOLA MUNICIPAL 13 DE MAIO - Povoado Bongue
A Escola Municipal 13 de Maio atende 126 alunos do povoado nos horários matutino e vespertino. Com apoio da secretária municipal de Educação Profª Conceição Pereira e da diretora da escola Maria de Lurdes Souza Calumby, iniciou-se neste semestre um trabalho voluntário coordenado e executado pela pedagoga Rosailma dos Santos, que abrange atividades pedagógicas e curso de informática básica para alunos e membros da comunidade.
ESCOLA MUNICIPAL 13 DE MAIO |
Atividades pedagógicas, jogos, brincadeiras e construção de identidade |
sábado, 15 de agosto de 2015
RELIGIOSIDADE
A religião predominante na localidade é o Catolicismo. As missas e celebrações são realizadas pelo Padre Antonio, de Ilha das Flores, que, com muita dedicação e perseverança orienta as famílias e os fiéis que o procuram.
Igreja Santa Luzia - Padroeira do Bongue |
Durante a Semana Santa os fiéis católicos realizam novenas percorrendo as ruas e moradias com imagens de santos, velas e proferindo orações junto às famílias
sábado, 1 de agosto de 2015
Passeios turísticos
A menos de uma hora do Bongue pode-se visitar de Catamarã a Foz do São Francisco, paisagem que encanta os turistas. Na foz os visitantes desfrutam de comidas típicas, artesanato e um banho nas águas quase mornas das praias.
Porto de balsas em Brejo Grande, a 6 km do Bongue. Ponto de saída dos catamarãs com restaurante turístico
Cultura e tradição
O Arraial do LULA, idealizado e construído pelo morador do Bongue, conhecido como Lula, é uma das atrações do povoado. Usando criatividade, arte e talento Lula criou montagens com bonecos e utensílios, sempre renovados com temas locais e folclóricos. Vale a pena conhecer!
Assinar:
Postagens (Atom)